- Mateada News
- Posts
- Se não está no Google, não existe. IndexNow pode ser a solução!
Se não está no Google, não existe. IndexNow pode ser a solução!
O protocolo de indexação que faz os seus conteúdos aparecerem nas buscas antes da concorrência.
Oi, tudo bem por aí?
A Mateada News dessa semana traz um assunto um pouquinho mais técnico, mas que deve estar no radar de quem trabalha com SEO e conteúdo. Já conhece o protocolo IndexNow? Então não deixe de ler!
Nas Rapidinhas do Marketing tem a nova aquisição do Google na casa dos bilhões, o compartilhamento de músicas do Spotify no status do WhatsApp e o encerramento do Google Assistant no Android.
Já nos Destaques da Mateada tem um conteúdo do nosso blog falando sobre as principais formas de monetizar no TikTok e o episódio do nosso podcast em que falamos sobre as mulheres no mercado de trabalho.
Acha que é só isso? Não! Ainda tem os Selecionados do Nosso Bookmark e o Radar de Eventos.
Boa leitura!
IndexNow para acelerar a indexação das páginas
O protocolo que faz os seus conteúdos aparecerem antes da concorrência.

Se tem algo que causa ansiedade em quem trabalha com sites é a espera pela indexação de um conteúdo. Isso porque isso nem sempre ocorre rápido e alguns fatores podem influenciar no processo.
Mas e se eu te disser que há uma maneira de acelerar? Ela se chama IndexNow.
O protocolo permite que o proprietário do site informe aos mecanismos de busca sobre a inclusão ou atualização de um conteúdo. Em outras palavras, assim que você publica ou atualiza uma página, pode avisar os buscadores sobre essas mudanças.
Isso significa que suas páginas podem ser indexadas (ou reindexadas) muito mais rápido do que no método tradicional.
Mecanismos de busca que participam do IndexNow
A lista dos mecanismos de busca que participam do IndexNow inclui os desenvolvedores do protocolo: a Microsoft Bing e a Yandex, e ainda o Seznam e o Naver.
Entretanto, o Google também está testando a tecnologia – o que pode ser um sinal de que, em breve, ela se torne um padrão ainda mais relevante para SEO.
Se isso acontecer, você já estará um passo à frente na corrida da indexação.
Afinal, quanto mais rápido seu conteúdo for indexado, mais rápido ele aparecerá nas SERPs.
É claro que não podemos esquecer que há outros fatores para a classificação. Para um bom posicionamento é necessário ter um site estruturado, com bom conteúdo e estratégias de otimização bem aplicadas.
Implementação do IndexNow
A implementação do IndexNow é simples e pode ser feita de diferentes formas.
Se você usa o WordPress, por exemplo, pode instalar plugins como o IndexNow Plugin da Microsoft. Ele faz todo o trabalho pesado para você. Ou seja, envia automaticamente as URLs para os mecanismos de busca sempre que uma nova página é publicada ou atualizada.
Agora, se você não usa WordPress, deve configurar o envio manualmente via API ou por meio de ferramentas de SEO que suportam o protocolo.
Vale a pena usar o IndexNow?
A resposta é sim!
Qualquer site que queira garantir que suas páginas sejam vistas pelo Google e pelo Bing, deve contar com essa “mãozinha”. Especialmente aqueles que dependem de atualizações constantes, como blogs de notícias e os e-commerces que adicionam e removem produtos.
Além disso, esse tipo de tecnologia reduz a necessidade de rastreamentos constantes e pesados pelos buscadores. Fator este que pode até mesmo melhorar o desempenho do seu servidor.
Claro, o IndexNow não substitui outras boas práticas de SEO. Como dito antes, você ainda precisa investir o seu tempo e energia em outros pontos que tornam suas páginas relevantes.
Entretanto, ele pode ser o empurrãozinho que faltava para seu site ganhar ainda mais visibilidade.
Se você ainda não experimentou o IndexNow, talvez seja a hora de testar. Lembre-se de que no mundo do marketing digital, cada segundo conta. Estar um passo à frente na indexação pode fazer toda a diferença no seu tráfego orgânico!
Por mais difícil que a vida pareça ser, sempre há algo que você pode fazer – e fazer bem.
Rapidinhas do Marketing
Google compra a empresa de cibersegurança na nuvem Wiz por R$ 180 bilhões
De acordo com o comunicado oficial, a Wiz fará parte da divisão Google Cloud. O objetivo da compra é manter o foco de tornar a segurança na nuvem mais acessível e inteligente, inclusive com diferentes modalidades para servir a companhias de todos os portes. Ler +
WhatsApp Testa Compartilhamento de Música do Spotify em Atualizações de Status
Parece que a Meta está adicionando mais recursos de música em seus apps. Talvez a ideia seja aproveitar o engajamento que a música vem impulsionando no TikTok, que ainda está sob ameaça nos EUA. Ler +
Google Assistente será encerrado no Android, dando lugar ao Gemini
O Google lançou o Google Assistant em 2016. Mas agora o Gemini se tornou o foco dos esforços de IA e assistentes do Google, então não é muito surpreendente que a empresa esteja oficialmente aposentando o recurso. Ler +
Destaques da Mateada
Selecionados do nosso Bookmark
Concensus: Um app indispensável para quem trabalha com criação de conteúdo. Ele busca informações diretamente em artigos científicos com ajuda da IA.
Lasso: Quem trabalha com Marketing de Afiliados vai amar este plugin WordPress. Ele tem uma série de recursos visuais legais para exibir produtos da Amazon no seu site - e também funciona com outros programas de afiliados.
Radar de eventos

Eventos em abril de 2025.
South Summit Brazil
Um evento com palestras, mesas-redondas, workshops de empreendedorismo, inovação e tecnologia. O South Summit reúne startups, investidores, empresários e especialistas em negócios do mundo todo. Acontece em abril no Cais Mauá em Porto Alegre.
Quando: de 9 a 11 de Abril
Onde: No Cais Mauá em Porto Alegre
Inscrições: https://www.southsummit.io/pt/brazil/
Web Summit Rio 2025
Um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, o Web Summit reúne empresas, startups, empreendedores, líderes de diversos setores e investidores de todo o mundo para discutir tendências, desafios e oportunidades no mundo digital.
Quando: de 27 a 30 de Abril
Onde: Riocentro Convention & Events Center, Rio de Janeiro
Inscrições: https://rio.websummit.com/pt-br/
Contribua com o Radar de Eventos: Envie as informações para [email protected]
Quanto você gostou dessa edição? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |