Topic Cluster em SEO

Oi, tudo bem por aí?

A edição da Mateada News dessa semana vem com uma estratégia bem atual de SEO: Topic Cluster. Se você não conhece essa forma de estruturar conteúdos, saiba que é uma das melhores maneiras de ganhar relevância para um determinado assunto perante o Google. E se você já conhece, vale a pena pegar algumas dicas de como aprimorar sua estratégia.

Nas Rapidinhas do Marketing tem o lançamento da ferramenta do Google para geração de imagens com IA, a novo botão ‘dislike’ do Instagram e o Facebook que vai excluir lives antigas (salve as suas para não perder!).

Ainda tem as dicas de ferramentas e links úteis nos Selecionados do Nosso Bookmark e o Calendário de Marketing do próximo mês.

Boa leitura!

Estratégia de Topic Cluster em SEO

Conteúdos pilares e satélites podem aumentar sua autoridade no Google.

Uma das estratégias mais eficazes para aumentar a relevância de um site em torno de um tema específico — e, consequentemente, melhorar o tráfego orgânico — é o Topic Cluster. Se antes o trabalho de SEO era altamente focado em técnicas, meta tags e palavras-chave, hoje, conquistar as melhores posições no Google (e nas IAs, claro) exige conteúdo de qualidade e bem estruturado.

O Topic Cluster é uma abordagem que organiza o conteúdo de forma estratégica, facilitando tanto para o usuário quanto para o Google a compreensão do tema e das conexões entre diferentes páginas de um site. Essa estrutura envolve uma hierarquia lógica, uma linkagem interna bem planejada e um foco maior na profundidade e qualidade do conteúdo, em vez de apenas volume.

Como criar um Topic Cluster de forma prática?

Comece com um mapa mental: Antes de sair criando conteúdos, estruture um mapa mental com o tema principal (página pilar) no centro e os subtemas ao redor (conteúdos satélites). Isso evita que você perca o foco e ajuda a garantir que todo o cluster faça sentido para o Google e para o leitor.

Seja estratégico na escolha dos conteúdos pilares: Não tente criar vários conteúdos pilares ao mesmo tempo. Foque no que realmente deseja posicionar no Google. Escolha um tema amplo, mas que tenha potencial de ranqueamento e relevância para sua audiência.

Exemplo prático: Imagine que você tem um blog sobre marketing digital e quer posicionar conteúdos sobre e-mail marketing. Seu conteúdo pilar poderia ser “Guia Completo de E-mail Marketing”, e os satélites abordariam subtemas como:

Como criar uma lista de e-mails do zero

Melhores plataformas de e-mail marketing

Como escrever e-mails persuasivos

Automação de e-mails: como e quando usar

Erros comuns que fazem seus e-mails irem para o spam

Linkagem interna estratégica: Certifique-se de que todos os conteúdos satélites apontam para o artigo principal e vice-versa, criando uma estrutura bem conectada.

Monitore e ajuste: O Google valoriza conteúdo atualizado, então sempre revise e otimize seus Topic Clusters para melhorar o desempenho.

Agora me conta: seu blog já tem uma estratégia de Topic Clusters ou você ainda está criando conteúdos isolados?

Rapidinhas do Marketing

Google enfim lança Whisk IA no Brasil e em mais países

Diferente dos geradores de imagens tradicionais, nesta IA do Google o processo começa com o envio de uma imagem para análise. Após ser processada pelo Gemini, o usuário descreve em texto as alterações desejadas e o Imagen 3 gera o resultado. Ler +

Instagram testa botão ‘dislike’ para combater interações negativas

O botão ainda está em fase de testes e pode ser uma forma de reduzir a visibilidade de comentários excessivamente negativos. Para Adam Mosseri, funções como essa podem ajudar a tornar o Instagram uma rede social mais amigável. Ler +

Facebook vai excluir lives com mais de 30 dias

O Facebook anunciou que vai passar a excluir lives com mais de 30 dias, isso vale para conteúdos novos e antigos. Quem quiser salvar o conteúdo tem a opção de fazer download antes que o vídeo seja excluído. Ler +

Você não precisa enxergar toda a escada, apenas dê o primeiro passo.

Martin Luther King

Selecionados do nosso Bookmark

Bento: Uma ferramenta de Link in Bio fácil de usar, personalizável e otimizada para conversões. Adicione links para seus conteúdos, redes sociais, produtos, formulários e muito mais, tudo em uma única página!

Kleo: Essa extensão para Google Chrome mostra dados sobre o perfil do LinkedIn que você está visitando. Com quantidade de posts por tipo, engajamento, conteúdos com mais interações, entre outras informações.

Calendário de Marketing

08/MAR - Dia Internacional da Mulher

Um boa oportunidade para dar descontos para as mulheres, mas sem cair na mesmice de promover apenas eletrodomésticos ou itens considerados “femininos”.

15/MAR - Dia Mundial do Consumidor

Essa data geralmente é bastante celebrada por todos os tipos de lojistas, então não recuse esforços para garantir as melhores condições possíveis.

20/MAR - Início do Outono

Época propícia para lançamento de coleções de roupas e acessórios. Quem vende artigos característicos da época, como lojas de vinho ou café, por exemplo, também tem uma boa oportunidade!

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